Independente do foco da sua campanha ser B2B ou B2C é fundamental que você entenda quem é seu público alvo para assim, gerar conteúdo direcionado com qualidade e não comprometer a sua estratégia. E para entender melhor o público alvo, primeiro vamos entender as diferenças entre B2B e B2C.

Quando o perfil a ser atingido é B2C (Business to Client), temos como foco o consumidor final e precisamos entender o comportamento dele, qual o seu gênero, faixa etária, quais produtos que ele costuma comprar, etc.

Já no B2B (Business to Business), precisamos entender não só as empresas com que faremos negócios, mas também os diferentes funcionários dela que queremos atingir. Por isso, cada público alvo deve ter uma forma de tratamento diferente do outro, analisando interesses particulares por determinados produtos, serviços, códigos de ética, preços e condições de pagamento, etc.

Depois de entender melhor quem são os seus clientes, é preciso escolher quais os melhores canais para que você não coloque conteúdo onde não terá pessoas interessadas nele. Por exemplo, o Twitter e o LinkedIn são populares no mercado, e costumam funcionar muito bem no B2B. Já para o consumidor final (B2C) o Instagram e o Pinterest por serem mais descontraídos funcionam melhor. Lembrando que essa não é uma máxima e que é necessária uma pesquisa para buscar onde sua audiência está e ir até ela.

Outro fator importante é a linguagem que será adotada, pois ela reflete como sua empresa pensa sobre seu cliente e a imagem que ela quer passar, e por esta razão B2B e B2C terão linguagens diferentes já que seus clientes não são os mesmos. Entenda que linguagem não é apenas texto e sim, qualquer material com que seu cliente irá interagir ou seja, cores, sites, blogs, imagens, etc.

Mas e a sua empresa? Sabe quem é e onde está o cliente? Sabe a melhor forma ou canal para chegar até ele? Não? Você sabe que a Infinito pode te ajudar!